Domingo, 6 de Dezembro de 2009

 

Arquitectonicamente é uma casa quadrangular com capela adossada no topo esquerdo da fachada Oeste, e torre a Norte. O corpo da fachada principal, virado a Sul, foi dividido verticalmente por pilastras, em três zonas, criando dois panos de parede simétricos que flanqueiam um pano central, o frontispício; este apresenta no rés-do-chão uma portada com lintel curvilíneo e fecho ao centro, e a ladeá-la duas janelas de peitoril, gradeadas e molduradas.462 No andar nobre, três janelas de sacada molduradas sobrepujam cachorros,463 e a rematar o frontispício, um frontão triangular com a pedra de armas dos “Castelo-Branco, Cabral, Araújo e Menezes.”464 Em cada pano da parede, no rés-do-chão, há quatro janelas (duas no pano direito/duas no pano esquerdo), de peitoril e gradeadas, e no andar nobre seis janelas de sacada molduradas (três no pano direito/ três no pano esquerdo), sobrelevam cachorrada, todas ladeando o frontispício.

A fachada Norte, parte da casa, no rés-do-chão, patenteia uma porta moldurada e gradeada, dois óculos moldurados, duas janelas de peitoril gradeadas; no primeiro andar, mostra duas janelas de sacada. Na fachada Este, no rés-do-chão, vêem-se duas portas molduradas, e uma escadaria465 de dois lanços, com volutas na parte terminal, que permitem o acesso a uma varanda alpendrada. No primeiro piso, apresenta um alpendre com quatro colunas e três portas molduradas, sendo o lambril de azulejo monocromático e em azul-cobalto, com representação figurativa, executado em painéis de grandes dimensões. À esquerda da varanda alpendrada, no rés-do-chão, existem quatro janelas de peitoril, gradeadas, vendo-se no primeiro andar quatro janelas de peitoril e duas janelas de sacada, que sobrepujam cachorrada; as pilastras são sobrelevadas por pináculos.

A fachada Oeste, do corpo primitivo, tem uma escada de um só lanço e uma portada. Na fachada Sul, no primeiro piso, podem ver-se, quatro janelas de peitoril, e o portal é sobrepujado por três merlões. O rés-do-chão da fachada Norte apresenta três pequenas janelas gradeadas, uma portada grande e umas escadas de um só lanço que permitem o acesso à torre;466 no primeiro andar são cinco as janelas. Na fachada Norte, no rés-do-chão, existe uma portada e duas janelas de peitoril, gradeadas, e no primeiro andar, vêem-se duas janelas de pinázio. Na fachada Este, há, igualmente, uma janela de pinázio e uma portada.

Nesta casa o jardim estrutura-se num largo terraço com passagem directa para as salas do primeiro andar.467

A capela foi adossada à fachada Este468 e no rés-do-chão exibe duas janelas de peitoril molduradas, sendo uma gradeada, enquanto no primeiro piso mostra duas janelas de peitoril também gradeadas e uma moldurada.

A fachada principal da capela, apresenta um portal moldurado com lintel curvilíneo, ladeado por dois óculos; tem ao centro um óculo, encimado por um frontão triangular, que é coroado por uma cruz octogonal, enquanto as pilastras são sobrelevadas por duas urnas fechadas; na fachada Sul vislumbra-se um campanário de lintel curvilíneo. Na fachada Norte, no rés-do-chão, há uma portada moldurada, e no primeiro andar, existe uma janela de peitoril. A pilastra do extremo Oeste, é rematada por um pináculo.

________________________________

 

462 - Não se ajustam em termos de rigor arquitectónico e de espaço na fachada, com os restantes elementos que a estruturam, mas basta olhar para os cachorros que sustentam as sacadas do andar nobre e reparar que as janelas do rés-do-chão não têm um alinhamento correcto.

463 - “ (…) do tipo largo e baixo, terminando em espiral virada para baixo e voltada para fora.” GALHANO, Fernando e OLIVEIRA, Ernesto Veiga de Oliveira - Casas do Porto - o. c.,p. 45.

464 - NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da - o. c., p. 26.

465 - Do início do séc. XX, segundo o Dr. João Cabral.

466 - A torre, o alpendre e a escadaria foram construídos no primeiro quartel do século XX, pelo avô do actual proprietário da Casa da Bouça. (Informação do Dr. João Cabral.).

467 - OLIVEIRA, Rosa - o. c., p. 13.

468 - Segundo o proprietário desta casa, este acrescento foi executado no século XIX. A capela foi edificada em 1719. A.D.P., Secção Notarial, Po -1,1ª Série, Livro n.º 7, 1728, fl. 82 a 83.

 

 

 

 



publicado por José Carlos Silva às 15:28 | link do post | comentar

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Despedidas

Eleição e abdicação

Cruzeiros de S. Miguel

Memória Paroquial de Vila...

Caminhada à descoberta do...

Lousada e os seus cruzeir...

Capela de S. Cristóvão (S...

Capela de N. Srª de Apare...

Capelas Públicas de Lousa...

Bibliografia

arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

1791

1895

abdicação

alentém

auto de patrimonio

auto_de_património

caíde

camara

caminhada

caminho-_de_ferro

capela da casa de valmesio

capela de cam

capela de valmesio

capelas

capelas_públicas

capela_cam

capela_da_lama

capela_de_s. cristóvão

capela_de_stº andré

capela_srª_aparecida

capitão_mor

carta

casa

casa de real

casa-do_porto

casa_cáscere

casa_da_bouça

casa_da_lama

cazla_do_cáscere

comarca

consulta

contrato de obra

cristelos

cruzeiros

cruzeiros de covas

cruzeiros_de-casais

cruzeiros_de_cernadelo

cruzeiros_de_cristelos

cruzeiros_de_figueiras

cruzeiros_de_lodares

cruzeiros_de_stª_margarida

cruzeiro_de_pereiras

d. pinho brandão

deputado

despedidas

dia_internacional_monumentos_sítios

doação_para_património

doação_para_patrimonio

dote

eleição

escritura_legado

jose teixeira da mota

lindo

lodares

lousada

lúcia_rosa

meinedo

memória_paroquial

moinho

moinhos

nespereira

nevogilde

nogueira

nome

novelas

ordem

paroquial

patrimonio

património

património_rural-paisagístico

penafiel

plano_de_ seminário

ponte_nova

prazo

preservar

princípio_de_instituição

processo

quaresma

quintã

restauro

rota_do_românico

s. miguel

santa ana

secretario

sermões

soares_de_moura

sousela

tapada

vale_do_sousa

vilar-do_torno

vinculo

todas as tags

links

visitante
subscrever feeds