Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

António Pinto de Sousa Freire, que nasceu em 1795, foi senhor desta casa; formado em Estudos Latinos, presidiu à câmara de Lousada, entre 1843 e 1845.537 Sucedeu-lhe seu filho, Manuel Peixoto de Sousa Freire, que foi administrador interino deste concelho, em 1846, e em 1852 Procurador dos concelhos de Lousada e de Barrosas à Junta Geral do Distrito do Porto, tendo contribuído para que se edificasse a capela do Senhor dos Aflitos e o primeiro Hospital de Lousada, para o qual legou quarenta contos, no princípio do séc. XX; foi ainda o primeiro Provedor da Santa Casa da Misericórdia deste concelho, entre 1897 e 1902.538 Henrique de Castro Neves Pereira Leite, que em 1959 foi presidente da Câmara de Lousada, foi outro senhor desta casa.539

                       Manuel de Sousa Freire, nascido em 1760540 na casa do Carregal, tendo feito fortuna em Lisboa, incumbiu seu sobrinho, António Pinto de Sousa Freire, de edificar a Casa da Tapada, legando-lhe, para o efeito, toda a sua fortuna. Este sonho ficaria concretizado em meados do séc. XIX.541

________________________________

537 - Presidentes da Câmara Municipal de Lousada Desde 1838 até 1900, p. 18.                       

538 - Presidentes da Câmara Municipal de Lousada Desde 1838 até 1900, p. 19 - 21. Cf. Colectânea de Autores Locais, p. 9.

539 - Presidentes da Câmara Municipal de Lousada Desde 1838 até 1900, p. 19 - 21. Cf. Colectânea de Autores Locais, p. 9; MARTINS, José Carlos - o. c., p. 1.

540 - Presidentes da Câmara Municipal de Lousada Desde 1838 até 1900, p. 19 - 21. Cf. Colectânea de Autores Locais, p. 9. Cf. MARTINS, José Carlos - Quinta da Tapada, Casa do Carregal. (Policopiado), [s/l]: [s/e], [s/d.], p.1.

541 - MARTINS, José Carlos - o. c., p. 1. Não encontrámos qualquer documento em nenhum arquivo que confirmasse tal asserção, apesar da leitura formal das fachadas desta casa apontar para meados do séc. XIX, provável data da sua edificação.

                       Arquitectonicamente é uma casa de planta em T, com pátio interior e capela destacada, à direita. Na fachada principal, virada a Oeste, o rés-do-chão, patenteia duas entradas, um portal moldurado, ladeado por quatro óculos também moldurados, dois de cada lado, e a sobrepujar a portada uma balaustrada. A entrada principal, que dá para o pátio interior, faz-se através de um portal moldurado com chave ao centro, ladeado por seis aberturas rectangulares, molduradas e gradeadas, todas com segmentos côncavos. No andar nobre, acham-se sete janelas de sacada, molduradas, enquanto o torreão apresenta três janelas de sacada e balaustrada, e as pilastras são rematadas por urnas fechadas.

                       A fachada Oeste, no rés-do-chão, abrindo para o jardim, apresenta uma escadaria de dois lanços, sendo os primeiros degraus semicirculares, e uma portada com um arco de volta perfeita, com chave ao centro; e no primeiro andar, exibe duas janelas de sacada e seis janelas de peitoril, molduradas. Na fachada Sul, no primeiro andar, mostra três janelas de peitoril, e no segundo andar, vêem-se cinco janelas de peitoril, todas molduradas. Na fachada Norte, há uma janela de peitoril gradeada, duas portadas e duas janelas molduradas e gradeadas. No torreão, na fachada Sul, existe uma janela de peitoril. Na fachada Este, no rés-do-chão, encontramos seis janelas gradeadas e molduradas, excepto uma que não é gradeada, seis portadas molduradas, e um portal arquitravado, moldurado, com lintel curvilíneo; ao centro, duas folhas de acanto entrelaçam-se e estendem-se para cima, formando um ramo florido com um cordão e borlas, que passa por duas argolas incrustadas na parte superior do portal e que perfura as folhas de acanto na parte superior. A rematar o ramalhete, composto pelas duas folhas de acanto, um pingente divide a parte superior das mesmas, podendo ver-se dois ornatos de flores. A parte superior das folhas de acanto está adossada à chave superior do portal e da cornija.

                       Na fachada Norte do pátio interior, à esquerda, exibem-se duas janelas gradeadas e quatro de peitoril, molduradas; no primeiro andar, na fachada Sul, acham-se quatro janelas de peitoril, e são todas molduradas. O andar nobre, ostenta quatro janelas de peitoril molduradas. A fachada Oeste, apresenta uma janela de sacada moldurada, enquanto na fachada Este, no rés-do-chão, há um portal moldurado com duas janelas molduradas e gradeadas e três janelas de peitoril molduradas.

                       A capela de Nossa Senhora da Piedade, que fica à direita da fachada principal desta casa, e destacada da mesma, foi fundada no ano de 1670 por devotos de Nossa Senhora e reedificada, por outro devoto no ano de 1798.542 Em 1758 tinha a “immagem da Senhora543 e estava “cituada na aldeya de Sarradello.544 A fachada principal, virada a Oeste, patenteia um portal arquitravado com cornija e painel superior, e a sobrelevá-lo um óculo moldurado. O frontão é triangular, encimado por uma cruz trilobada, e a sobrepujar as pilastras rematadas por fogaréus, dois campanários com arcos de volta perfeita e lintel curvilíneo. No pano à direita do portal de entrada, descortina-se uma portada e uma janela moldurada e gradeada; as escadas são de um só lanço.

                        Parece-nos de realçar a enorme semelhança em termos construtivos e formais, entre os torreões da Casa da Tapada e da actual Biblioteca de Penafiel.

________________________________

542 - MARTINS, José Carlos - o. c., p.1.

543 - I. A. N. / T. T. - Dicionário Geográfico, 1758, vol. 10, fl. 30.

544 - I. A. N. / T. T. - Dicionário Geográfico, 1758, vol. 10, fl. 30.

 



publicado por José Carlos Silva às 22:23 | link do post | comentar

2 comentários:
De Pedro Magalhães a 14 de Dezembro de 2009 às 20:43
Neste post , para enriquecer o conhecimento sobre este tema, gostaria de aconselhar a leitura do livro "A Casa do Carregal e a Quinta da Tapada: 800 anos de História".


De José Carlos Silva a 14 de Dezembro de 2009 às 21:43
Meu caro amigo: a minha tese de mestrado (2007) é anterior à publicação da obra que cita. Conheço muito bem a bibliografia existente sobre a história do património, história e cultura de Lousada. É evidente que possuo a obra citada. Obrigada, de qualquer forma.


Comentar post

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Despedidas

Eleição e abdicação

Cruzeiros de S. Miguel

Memória Paroquial de Vila...

Caminhada à descoberta do...

Lousada e os seus cruzeir...

Capela de S. Cristóvão (S...

Capela de N. Srª de Apare...

Capelas Públicas de Lousa...

Bibliografia

arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

1791

1895

abdicação

alentém

auto de patrimonio

auto_de_património

caíde

camara

caminhada

caminho-_de_ferro

capela da casa de valmesio

capela de cam

capela de valmesio

capelas

capelas_públicas

capela_cam

capela_da_lama

capela_de_s. cristóvão

capela_de_stº andré

capela_srª_aparecida

capitão_mor

carta

casa

casa de real

casa-do_porto

casa_cáscere

casa_da_bouça

casa_da_lama

cazla_do_cáscere

comarca

consulta

contrato de obra

cristelos

cruzeiros

cruzeiros de covas

cruzeiros_de-casais

cruzeiros_de_cernadelo

cruzeiros_de_cristelos

cruzeiros_de_figueiras

cruzeiros_de_lodares

cruzeiros_de_stª_margarida

cruzeiro_de_pereiras

d. pinho brandão

deputado

despedidas

dia_internacional_monumentos_sítios

doação_para_património

doação_para_patrimonio

dote

eleição

escritura_legado

jose teixeira da mota

lindo

lodares

lousada

lúcia_rosa

meinedo

memória_paroquial

moinho

moinhos

nespereira

nevogilde

nogueira

nome

novelas

ordem

paroquial

patrimonio

património

património_rural-paisagístico

penafiel

plano_de_ seminário

ponte_nova

prazo

preservar

princípio_de_instituição

processo

quaresma

quintã

restauro

rota_do_românico

s. miguel

santa ana

secretario

sermões

soares_de_moura

sousela

tapada

vale_do_sousa

vilar-do_torno

vinculo

todas as tags

links

visitante
subscrever feeds