Quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010

 

2 - Proprietário/família

      Actual - José Maria de Freitas de Sousa Lopes

      Antigo - Abel Freire de Sousa Lopes

      Apelido - Baptista de Freitas

 

3 - Localização

 

      Lugar - Campo

      Freguesia - Nevogilde

      Concelho – Lousada

 

II - Classificação Formal

 Casa de pátio interior com capela destacada à direita da fachada Este.                                                                          

 

1 - Relação entre ambas as construções

2 - Descrição (arquitectónica) dos edifícios

 

O rés-do-chão da fachada Sul é rusticada, exibindo uma escadaria de três lanços, um dos quais deriva para a direita; apresenta uma porta em madeira chapeada e um pequeno postigo rectangular, na vertical. No primeiro andar ostenta duas portadas em madeira e quatro janelas de peitoril gradeadas; do lado direito uma porção do pano é revestido a lousa torrada, sendo o resto da fachada rusticada. Um portal de granito permite o acesso à eira.

A fachada Oeste é completamente rusticada, sem qualquer abertura. O telhado e uma chaminé sobrepujam a cornija. Na fachada Norte, a primeira metade é, em parte, rebocada, sendo a restante rusticada. A parede é dividida em dois panos por uma pilastra, apresentando quatro janelas de peitoril, molduradas, sendo três delas gradeadas.

A fachada Este foi dividida, verticalmente, por uma pilastra, em dois panos. No rés-do-chão, parte das lojas é rusticada e o resto da parede rebocada. No primeiro pano há uma pequena abertura gradeada, na horizontal e duas pequenas aberturas gradeadas, na vertical, no segundo pano. No primeiro andar, vêem-se duas janelas de peitoril molduradas. A janela situada à direita é ladeada por dois cachorros. Adossado à fachada Este, no seu topo esquerdo, encontra-se o portal que lhe dá acesso. É um portal do século XIX,31 de ferro fundido, com duas folhas de chapa decoradas com elementos florais a terminar com varas na vertical. Arquitectonicamente é um portal que faz parte de uma parede de silharia, de fiadas regulares, assim como o entablamento.32

A Capela da Casa do Cam, cuja invocação é Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi mandada edificar por Maurício Pinto Nogueira, no lugar do Cam. Tem “só [o] altar de nossa Senhora do bom Sucesso que he particular de hum brazileiro (…).”33 Para sua fábrica, em dois de Dezembro de 1749, foi dotada de “senco medidas que elles pagam em cada hum anno por cada Sam Miguel que se vence a Alexandre Pinto de Sousa da freguezia de Cristelos deste concelho de Lousada empostas nos termos de herdade que elles ditto Maurício Pinto e sua molher Joanna Nunes Netto e escrivão nesta pessuindo por remataçaõ o dito Alexandre Pinto de Sousa e que assim como remataçaõ as ditas senco medidas sendo em cada anno de rendas as doaçans annuais e dotasons e nomeasons para dote e patrimonio da fabriqua da dita cappella que queria fazer na dita sua quinta do Cam, de hoie e ora para todo sempre para elles doadores emquanto vibos e para seus herdeyros e seus filhos, enquanto o mundo for mundo. (…).”34

O mesmo Mauricio Pinto Nogueira e sua mulher Maria Nunes de Menezes, em 1750, a vinte e oito de Fevereiro fazem o auto de património desta capela, dotando-a os “suppllicantes [com] sinco medidas de pam pella escriptura appensa que protestão se lle torne a empregar para seu rendimento e conservação de seu direito. E porque para o suppllicante se lhe julgue o ditto património procedendo as necessárias deligencias.35

A fachada principal da capela da casa do Cam é rebocada e exibe um portal moldurado. Ao centro do frontão, um óculo moldurado e uma cruz latina coroa o frontão. As pilastras são sobrepujadas por pináculos e o telhado assenta na cornija. A fachada sul apresenta uma parede rebocada e um portal moldurado. Na fachada Oeste, o frontão é encimado por uma cruz latina e as pilastras são coroadas por pináculos piramidais. Enquanto a fachada Norte exibe uma pequena janela moldurada.

________________________________

 

31 - OLIVEIRA, Rosa Maria - o. c., p. 94.

32 - OLIVEIRA, Rosa Maria - o. c., p. 94.

33 - I. A. N./T.T. - Dicionário Geográfico - 1758, vol. 42, fl. 117

34 - A.D.P., Secção Notarial, Po-1,1ª série, Livro n.º 21, 1749, fl. 19.

35 - A.H.P.E.P - Dotes de Capelas do Concelho de Lousada. Capela do Cam, 1758, fl. 1 a 2.

 

No pátio interior vê-se a casa do caseiro - para as alfaias agrícolas - e as cortes. A casa do caseiro mostra quatro portas e duas janelas. O mesmo número de portas e postigos se vê do lado esquerdo, num ritmo simétrico, que é similar para as cortes e para o compartimento das alfaias agrícolas.

 

   3 - Estado de conservação

 

O seu estado de conservação é bom.

 

4 - Obras/Restauro

       (Datas e que obras foram feitas)

 

Em 1975 as paredes foram rebocadas e a casa foi pintada, interior e exteriormente. Em 2003 foi objecto de uma pintura geral.

 

III - Elementos Iconográficos na construção

 

1 - Pedra de armas

      (Descrição)

 

Não tem.

 

2 - Cronologia

      (Datas inseridas na construção)

Não tem.

IV - Outros dados históricos

A casa é revestida a lousa, em tom torrado, no pano direito da fachada Sul do primeiro piso. O rés - do - chão é rusticado.

 

V - Situação da Casa

 

Acede-se por dois locais diferentes e opostos. A Este por um portal de ferro fundido, situado muito perto de uma estrada municipal. E a Sudoeste entra-se por um portão de ferro e chapa - adossado a duas simples colunas de granito - que se situa face a uma estrada municipal. Penetrando neste portal e percorrendo uma alameda encontrámos outro portal em granito que permite o acesso ao pátio interior. Aqui, deparámos, do lado direito, com as dependências do caseiro, e do lado esquerdo com as cortes dos animais, assim como com outras estruturas elementares para as alfaias agrícolas e adega.

VI - Fontes Primárias/Documentais

- ADP., Secção Notarial, Po-1, 1ª série, Livro n.º 21, 1749, fl. 19.

- AHPEP - Dotes de Capela do Concelho de Lousada. Capela do Cam, 1758.

              - A. P. C. C. - 1950 - Casa do Cam - Chaminé e Eira. (Fotografia)

 - I. A. N. /T. T. - Dicionário Geográfico. vol. 42, 1758, fl. 117.

 

VII - Bibliografia

- À Descoberta do Vale de Sousa - Rotas do Património Edificado e Cultural…Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2ª Edição, Editores Héstia. 2002.

- Agenda do Professor - Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2002.

- BATISTA, João Maria - Chorographia Moderna do Reino de Portugal. Lisboa: Typograhia da Academia Real das Sciencias, vol. II. 1875.

- CARDOSO, P. Luís - Dicionário Geográfico, ou Noticia Histórica de Todas as Cidades, Vilas, Lugares, e Aldeias, Rios, Ribeiras, e Serras dos Reinos de Portugal, e Algarve, com todas as coisas raras, que neles se encontram assim antigas, como modernas. Regia Oficina Sylviana, da Academia Real, Tomo II. MDCCLI.

- Carta Militar de Portugal - Lisboa: Edição do Instituto Geográfico Do Exército. Escala 1: 25 000, Série M888, Penafiel, Folha 112, N.º 4. 1998.

- COSTA, António Carvalho da - Corografia Portugueza e Descripçam Topográfica do famoso Reyno de Portugal Com as Noticias das Fundações das Cidades, Villas, e Lugares, que contem, varões ilustres, Genealogias das Famílias nobres, fundações de Conventos, Catálogos dos Bispos, antiguidades, maravilhas da natureza, edifícios, & outras curiosas observaçoens. Segunda Edição, Braga: Typographia Domingos Gonçalves Gouveia, Braga. 1868.

- D’ALMEIDA, José Avelino - Diccionario Abreviado de Chorografia, Topografia, Archeologia das Cidades, Villas e Aldêas de Portugal. Valença: Typographia de V. de Moraes, vol. I. 1866.

- Dicionário Enciclopédico Das Freguesias - Lisboa: Edição da ANAFRE, 1996.

- Ecos - Porto: Edição da Direcção Geral de Apoio e Extensão Educativa - Coordenação Distrital do Porto, N.º 17. [s/d].

- História das Freguesias e Concelhos de Portugal - Lisboa: Edição do Jornal de Noticias e da Quidnovi, vol. 9. 2005.

- Jornadas Europeias de Património. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2003.

- LOPES, Eduardo Teixeira - Lousada e as suas freguesias na Idade Média. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2004.

- Lousada - A Vila e o Concelho. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 1993.

- Lousada - Terra Prendada-Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada, 1996.

- Lousada (Subsídios para a sua Monografia) - Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada e da Coordenação Concelhia de Lousada e da Direcção Geral da Extensão Educativa. 1989.

- OLIVEIRA, Rosa Maria - Portões e Fontes do Concelho de Lousada. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2003.

            - Planta topográfica. Escala: 1/2000. Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 2005.

            - PORTO - Do Nome de Portugal. Porto: Edição do Governo Civil do Porto, 1992.

            - Presidentes da Câmara Municipal de Lousada Desde 1838 até 1900. Lousada: Edição do Arquivo Histórico e Municipal de Lousada. 2003.

      - SILVA, José Carlos Ribeiro da - As Capelas Públicas de Lousada. Seminário de Licenciatura em História-Variante Património. Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Policopiada). 1997.

            - VIEIRA, José Augusto - O Minho Pitoresco. 2ª Edição. Valença: Edição Rotary de Valença, Tomo II. 1987.

 



publicado por José Carlos Silva às 23:37 | link do post | comentar

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Despedidas

Eleição e abdicação

Cruzeiros de S. Miguel

Memória Paroquial de Vila...

Caminhada à descoberta do...

Lousada e os seus cruzeir...

Capela de S. Cristóvão (S...

Capela de N. Srª de Apare...

Capelas Públicas de Lousa...

Bibliografia

arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

1791

1895

abdicação

alentém

auto de patrimonio

auto_de_património

caíde

camara

caminhada

caminho-_de_ferro

capela da casa de valmesio

capela de cam

capela de valmesio

capelas

capelas_públicas

capela_cam

capela_da_lama

capela_de_s. cristóvão

capela_de_stº andré

capela_srª_aparecida

capitão_mor

carta

casa

casa de real

casa-do_porto

casa_cáscere

casa_da_bouça

casa_da_lama

cazla_do_cáscere

comarca

consulta

contrato de obra

cristelos

cruzeiros

cruzeiros de covas

cruzeiros_de-casais

cruzeiros_de_cernadelo

cruzeiros_de_cristelos

cruzeiros_de_figueiras

cruzeiros_de_lodares

cruzeiros_de_stª_margarida

cruzeiro_de_pereiras

d. pinho brandão

deputado

despedidas

dia_internacional_monumentos_sítios

doação_para_património

doação_para_patrimonio

dote

eleição

escritura_legado

jose teixeira da mota

lindo

lodares

lousada

lúcia_rosa

meinedo

memória_paroquial

moinho

moinhos

nespereira

nevogilde

nogueira

nome

novelas

ordem

paroquial

patrimonio

património

património_rural-paisagístico

penafiel

plano_de_ seminário

ponte_nova

prazo

preservar

princípio_de_instituição

processo

quaresma

quintã

restauro

rota_do_românico

s. miguel

santa ana

secretario

sermões

soares_de_moura

sousela

tapada

vale_do_sousa

vilar-do_torno

vinculo

todas as tags

links

visitante
subscrever feeds