Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

Em 1828, Firmino de Sousa Meneses Coelho Ribeiro, era senhor desta casa e Alferes de Milícia do Regimento de Aguiar de Sousa,519 em 1831, nasceu Caledónio de Sousa Coelho, que lhe vai suceder, bacharel que foi pela Faculdade de Direito de Coimbra, Visconde de Sousela, Chefe do Partido Progressista, deste concelho, e poeta, vindo a falecer a 28 de Março de 1915.520

                       Em termos arquitectónicos é uma casa quadrangular com capela adossada à fachada Sul e torre. O seu corpo principal foi dividido, verticalmente, por pilastras, criando três zonas e dois panos simétricos, que flanqueiam um pano central; no rés-do-chão deparamos com duas portas molduradas e duas janelas de peitoril, à direita e à esquerda da escadaria, sendo esta de dois lanços opostos, e os seus primeiros degraus semicirculares; exibe uma porta de cocheira, com arco abatido, tendo de ambos os lados dois óculos moldurados. No primeiro andar, encontramos duas janelas molduradas de peitoril e quatro de sacada, e o portal é arquitravado com cornija e fecho ao centro. Há um ritmo singular, nesta fachada: duas janelas de sacada, uma janela de peitoril, /a portada principal/, uma janela de peitoril, duas janelas de sacada.

                       O andar nobre, um torreão, é equilibrado e destaca-se pela janela de sacada moldurada, de lintel curvilíneo com fecho e pelas duas janelas de peitoril molduradas, que o flanqueiam.

                        Na continuidade da fachada principal, surge a torre, que apresenta no rés-do-chão uma janela de peitoril moldurada; à direita três portas e à esquerda apenas uma. No primeiro andar, uma janela de peitoril moldurada, e à direita, cinco janelas de peitoril igualmente molduradas.

                       O rés-do-chão da fachada Este, junto à Torre, patenteia duas aberturas molduradas e gradeadas, e no primeiro andar uma janela de peitoril também moldurada. O segundo andar exibe uma pequena janela.

Na fachada norte, no rés-do-chão, à esquerda da torre, há duas janelas de peitoril, molduradas, tendo à direita da torre, quatro aberturas, molduradas e gradeadas, e uma portada com arquitrave, cornija e painel superior. No primeiro andar, evidencia oito janelas, e no segundo andar, vêem-se quatro janelas, todas de peitoril e molduradas. Na fachada Oeste, interior (do terreiro,) junto à capela, uma porta moldurada e uma fonte com a seguinte inscrição: 1899, V. S. (Visconde de Sousela) e o símbolo da coroa real.

                       A fachada principal da capela é rasgada por um portal moldurado de lintel curvilíneo e fecho ao centro, com uma janelão que o coroa, e um frontão triangular rematado por uma cruz do tipo flor-de-lis, com pedestal moldurado e revestido por duas volutas. As pilastras são encimadas por duas figuras de convite que sobrepujam acrotérios, enquanto o campanário tem a forma de um arco de volta perfeita com frontão curvo e uma pinha a sobrepujá-lo. Na fachada Norte, de realçar as volutas na cornija e os pináculos em agulha que coroam as pilastras. Na fachada Oeste, uma pequena janela moldurada, e uma cruz oitavada que sobrepuja o frontão

Com uma tipologia idêntica, no que diz respeito à escadaria, encontrámos no Porto um exemplo a reter: ambas as escadarias apresentam lanços opostos e arcos abatidos, apesar de só a escadaria da casa do Ribeiro ser gradeada. Em relação à escadaria da casa de Lamas e do Ribeiro, o paralelismo é muito forte, havendo uma única divergência na forma construtiva destas duas escadarias: uma é revestida a azulejos e a outra é revestida com pedras de fiadas regulares e iguais entre si (Isodomum). A portada e o janelão da capela da casa de Lamas têm a mesma forma construtiva que os da capela da casa do Ribeiro

________________________________

519 - FREITAS, Eugéneo de Andrea da Cunha e - o. c., p. 31.

520 - FREITAS, Eugéneo de Andrea da Cunha e - o. c., p. 31.

SILVA; José Carlos - A Casa Nobre No Concelho de Lousada, 2007



publicado por José Carlos Silva às 21:56 | link do post | comentar

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


posts recentes

Despedidas

Eleição e abdicação

Cruzeiros de S. Miguel

Memória Paroquial de Vila...

Caminhada à descoberta do...

Lousada e os seus cruzeir...

Capela de S. Cristóvão (S...

Capela de N. Srª de Apare...

Capelas Públicas de Lousa...

Bibliografia

arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

tags

1791

1895

abdicação

alentém

auto de patrimonio

auto_de_património

caíde

camara

caminhada

caminho-_de_ferro

capela da casa de valmesio

capela de cam

capela de valmesio

capelas

capelas_públicas

capela_cam

capela_da_lama

capela_de_s. cristóvão

capela_de_stº andré

capela_srª_aparecida

capitão_mor

carta

casa

casa de real

casa-do_porto

casa_cáscere

casa_da_bouça

casa_da_lama

cazla_do_cáscere

comarca

consulta

contrato de obra

cristelos

cruzeiros

cruzeiros de covas

cruzeiros_de-casais

cruzeiros_de_cernadelo

cruzeiros_de_cristelos

cruzeiros_de_figueiras

cruzeiros_de_lodares

cruzeiros_de_stª_margarida

cruzeiro_de_pereiras

d. pinho brandão

deputado

despedidas

dia_internacional_monumentos_sítios

doação_para_património

doação_para_patrimonio

dote

eleição

escritura_legado

jose teixeira da mota

lindo

lodares

lousada

lúcia_rosa

meinedo

memória_paroquial

moinho

moinhos

nespereira

nevogilde

nogueira

nome

novelas

ordem

paroquial

patrimonio

património

património_rural-paisagístico

penafiel

plano_de_ seminário

ponte_nova

prazo

preservar

princípio_de_instituição

processo

quaresma

quintã

restauro

rota_do_românico

s. miguel

santa ana

secretario

sermões

soares_de_moura

sousela

tapada

vale_do_sousa

vilar-do_torno

vinculo

todas as tags

links
subscrever feeds