O padre Manuel Ribeiro da Silva, em 1752,532 e Sebastião Maria Pinto Garcês, em 1918, Contra - Almirante e Ajudante de Campo do Rei D. Carlos,533 foram senhores desta casa.
Em meados do séc. XIX, foi reconstruída a casa e a capela foi-lhe adossada, tendo a traça original sofrido, por isso algumas alterações.534
Tipologicamente é uma casa com planta do tipo quadrangular e capela integrada no extremo esquerdo da fachada Oeste. Uma barra de granito, colocada na horizontal, divide o rés-do-chão do andar nobre, exibindo o conjunto quatro janelas de sacada com lintel curvilíneo, molduradas - duas no rés-do-chão e duas no andar nobre.
Na fachada Norte, da casa, no rés-do-chão, uma portada com lintel curvilíneo, e no andar nobre, uma janela de sacada de lintel curvilíneo e gradeada, e a ladeá-la duas janelas de peitoril, de lintel curvilíneo; todas as janelas são molduradas. A fachada Sul foi dividida verticalmente por uma pilastra em duas zonas, que criaram dois panos; o pano da direita, no rés-do-chão, exibe uma portada, flanqueada por quatro janelas - duas à direita e duas à esquerda-de peitoril, molduradas, todas com lintel curvilíneo. No andar nobre, vê-se uma janela de sacada, com lintel curvilíneo, moldurada, que sobrepuja cachorrada, ladeada por quatro janelas de peitoril - duas de cada lado. No segundo pano, à direita, no rés-do-chão, existem duas janelas de peitoril com lintel curvilíneo, molduradas; no andar nobre, vêem-se quatro janelas de peitoril, molduradas, e com uma particularidade: trata-se de um conjunto intercalado - uma janela de peitoril moldurada fixa, geminada com outra, maior em tamanho e largura, com as mesmas características, mas que não é fixa. A fachada Este,535 no rés-do-chão, ostenta um portal moldurado com lintel curvilíneo e a ladeá-lo dois azulejos.536 À direita, uma janela de peitoril gradeada, e no primeiro andar, uma janela de sacada com lintel curvilíneo, e uma outra de peitoril, também ela de lintel curvilíneo; e do lado esquerdo, uma janela de peitoril, geminada; todas as janelas são molduradas.
A capela apresenta na fachada principal, ao centro, um portal arquitravado com cornija e painel superior, e a coroá-lo um óculo moldurado, frontão triangular encimado por uma cruz trilobada, sendo as pilastras sobrelevadas por urnas fechadas. Na fachada Norte, vêem-se duas aberturas molduradas e uma janela de peitoril, também moldurada.
_______________________________
531 - I. A. N. /T. T. - Diccionario Geográfico. 1758, vol.42, fl.112. Cf. A.H.P.E.P. - Dotes de Capelas, Capela do Cam, 1750, fl 1,2.
532 - A. H. E. P. - Dotes de Capelas do Concelho de Lousada. Capela de Valmesio, 1752, fl. 1. Cf. I. A. N. / T. T. - Dicionário Geográfico, 1758, vol. 42, fl. 117. Cf. vol. III, p. 146 - 148.
533 - SOUSA, D. Gonçalo de Vasconcelos e; DAMIÃO, Vellozo Ferreira. - o. c., p. 144.
534 - BRANDÃO, D. Domingos De Pinho - Carta - A. C. V., 1975, p. 1. Ver vol. III, p. 195.
535 - Segundo D. Cecília Soares de Moura, até meados do séc. XIX, 1853, a fachada Este, era a principal desta casa. Aliás existia um cruzeiro, que foi derrubado, logo à esquerda do portão, da parte de dentro, no início da alameda que nos conduz a esta antiga fachada principal.
536 - O azulejo alusivo ao rio Mesio é de Cecília Soares de Moura (proprietária que foi desta casa), sendo o outro de António Oliveira. Ambos datados - de 1960. Segundo informações da actual proprietária da Casa de Valmesio.
dia_internacional_monumentos_sítios
Blogs de interesse
Instituto Português do Património Português
Visit Portugal - Patrimonio Mundial
Viagens pelo patrimonio de Famalicão-Portugal
patrimonio cultural (wikipedia)
Patrimonio natural de trás-os-montes
Patrimonio Geologico Português
convençao para a prtecção do patrimonio mundial
Políticas museológicas e definição do conceito de Património
Roteiro para o Património - Apresentação do Roteiro para o ...
Lousada - Património Histórico